Domingo, 08 de Março de 2026
24°C 30°C
Alhandra, PB
Publicidade

Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio 2026

Escola de Niterói conquista o quarto título no Grupo Especial com homenagem ao Mestre Ciça

Redação
Por: Redação Fonte: Lucas Tadeu
18/02/2026 às 21h15
Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio 2026

A Unidos do Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro 2026. O título foi confirmado na tarde desta quarta-feira (18), durante a apuração das notas do Grupo Especial, realizada na Cidade do Samba, na zona portuária da capital fluminense.

A leitura das notas começou pelo quesito Comissão de Frente. Em seguida, foram divulgadas as avaliações de Bateria, Mestre-sala e Porta-bandeira, Alegorias e Adereços, Harmonia, Fantasia, Enredo, Evolução e, por fim, Samba-enredo — este último definido previamente como critério de desempate entre as escolas do Grupo Especial.

 

Com o enredo “Pra Cima, Ciça”, a vermelho e branco de Niterói prestou homenagem ao mestre de bateria Mestre Ciça, um dos nomes mais emblemáticos do carnaval carioca. O desfile celebrou sua trajetória como uma das grandes potências do samba no Rio de Janeiro, desde o início na Estácio de Sá, passando por agremiações como União da IlhaAcadêmicos do Grande Rio e Unidos da Tijuca, até os títulos mais recentes conquistados pela Viradouro.

O desfile também contou com a presença da atriz Juliana Paes, que retornou ao posto de rainha de bateria após 18 anos.

Este é o quarto título da escola no Grupo Especial. O último havia sido conquistado em 2024, com o enredo “Arroboboi, Dangbé”, que abordou o culto ao vodum serpente.

Punições e recursos

Durante a apuração, algumas escolas sofreram penalidades. A Acadêmicos de Niterói e a Portela foram multadas por problemas na dispersão, mas não perderam pontos na classificação final.

Viradouro, Beija-Flor de Nilópolis e Grande Rio também receberam multa por excesso de camisetas.

Já a Imperatriz Leopoldinense entrou com recurso na Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), alegando que teve o quesito Evolução prejudicado por problemas na dispersão causados por três carros alegóricos da Acadêmicos de Niterói que permaneceram parados no local. A decisão sobre o pedido ainda será anunciada.

 
 

Escola rebaixada

A Acadêmicos de Niterói terminou na última colocação e foi rebaixada do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro na apuração desta quarta-feira. A agremiação havia conquistado o acesso após vencer a Série Ouro no último ano.

Com o enredo “Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil”, a escola contou a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a partir da simbologia do mulungu — árvore associada à cidade de Garanhuns, onde o petista nasceu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários