Quinta, 16 de Setembro de 2021
30°

Nuvens esparsas

João Pessoa - PB

Esportes PENTACAMPEÕES

Paraibanos brilham na final do futebol de cinco, vencem Argentina e ajudam equipe brasileira a ganhar o ouro em Tóquio

Pela quinta vez em cinco edições da modalidade nas Paralimpíadas o Brasil conquistou a medalha de ouro no esporte.

04/09/2021 às 09h01
Por: Valdemir Zilan Fonte: Redação ClickPB
Compartilhe:
Paraibanos brilham na final do futebol de cinco, vencem Argentina e ajudam equipe brasileira a ganhar o ouro em Tóquio

Pela quinta vez em cinco edições da modalidade nas Paralimpíadas o Brasil conquistou a medalha de ouro no futebol de cinco (para atletas cegos). E justamente sobre o maior rival, a Argentina. Com um golaço de Nonato no segundo tempo, a seleção levou o título na arena Aomi, em Tóquio, sem ser vazada e se manteve intocável no megaevento.

 

O paraibano Luan Lacerda, goleiro da seleção, salvou o Brasil duas vezes nas primeiras chegadas da Argentina. O Brasil respondeu com Paraná, que fez grande jogada individual e acertou a trave. Pouco depois, Ricardinho chutou na rede pelo lado de fora. Nos segundos finais, Ricardinho e Jefinho ainda deram mais dois chutes, mas nada de gols.

 

O início do segundo tempo teve poucas chegadas com perigo ao ataque e marcação forte. A melhor oportunidade até então foi com Nonato, em chute cruzado desviado pelo goleiro Lencina.

 

Pouco depois, o mesmo Nonato fez fila, passando por dois marcadores, e bateu de esquerda no ângulo direito do goleiro argentino para abrir o placar para o Brasil. Com menos de 5 minutos para o fim do jogo, Luan ainda salvou o time brasileiro com bela defesa. Foi só. Vitória e festa brasileira.

 

Além de Luan, a equipe brasileira pentacampeã contou com grande representação paraibana: o treinador Fábio Luiz, o assistente Josinaldo Costa, o analista técnico Alexandre Sérgio, o preparador físico Edson Gomes, o fisioterapeuta Harekson Barbosa e os jogadores Damião Robson, Matheus Costa, e Jardiel Vieira.

 

O Brasil jamais perdeu uma partida em cinco campanhas paralímpicas que lhe renderam cinco medalhas de ouro.

 

O futebol de cinco estreou nas Paralimpíadas em Atenas 2004 e sempre viu o Brasil no topo do pódio. Na Grécia, a vitória foi sobre a Argentina nos pênaltis. Em Pequim 2008, o título veio sobre a China, por 2 a 1. O tri foi garantido em Londres 2012 com um triunfo sobre a França por 2 a 0. Na Rio 2016, o oponente da decisão foi o Irã, devidamente batido na final por 1 a 0.

 

Na disputa da medalha de bronze em Tóquio, o Marrocos – que havia caído diante do Brasil na semifinal - ganhou a China por 4 a 0 e assegurou lugar no pódio na capital japonesa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB Atualizado às 13h12 - Fonte: ClimaTempo
30°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 29°

Sex 30°C 23°C
Sáb 28°C 22°C
Dom 29°C 22°C
Seg 29°C 22°C
Ter 30°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias