Publicações desta semana/em alta

Posts selecionados/procurados

Mais Populares do Cotidiano

Notícias selecionadas/Paraiba

Os artigos mais recentes

Agenda da Copa do Mundo 2026

Data Partida Local
11/06 Jogo de abertura Estádio Azteca - Cidade do México
24/06 Brasil x Escócia Hard Rock Stadium - Miami
24/06 Marrocos x Haiti Mercedes-Benz Stadium - Atlanta
19/07 Final MetLife Stadium - Nova Jersey

Prefeitura de Conde garante milho para mais de 9 mil famílias




Ação tradicional fortalece cultura junina e impulsiona economia local com compra direta ao produtor rural

A Prefeitura de Conde, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou nos dias 22 e 23 de junho a entrega de milho para as famílias do município. A iniciativa contemplou mais de 9 mil famílias, assegurando 1.900 mãos de milho e mantendo viva a tradição das festas juninas.

Além de reforçar a cultura popular, a ação gera impacto econômico direto, já que o milho é adquirido dos produtores rurais locais, que recebem incentivo da gestão municipal com a entrega de sementes para o plantio.

Famílias beneficiadas destacaram a qualidade do produto, o atendimento ágil e a segurança durante a distribuição. O gesto reafirma o compromisso da gestão em cuidar da população e garantir que o milho esteja presente nas celebrações juninas de todos os anos.

Após detonação, 'chuva' de rochas de obra da transposição danifica 45 casas e deixa famílias desalojadas em Uiraúna



As rochas foram lançadas para além da área prevista. MDRI determinou abertura imediata de um processo administrativo para apuração do ocorrido.

PorGabriella Loiola

Uma ocorrência foi registrada durante escavação em rocha nas obras do Ramal do Apodi, na segunda-feira (22), em Uiraúna, no Sertão da Paraíba. De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) 45 imóveis sofreram avaria após serem atingidos por fragmentos de rocha durante detonação programada.

Os fragmentos foram lançados para além da área prevista, atingindo imóveis localizados nas proximidades da obra do ramal.



Conforme observou o ClickPB, todos os imóveis estavam desocupados no momento da detonação e não houve registro de feridos.

Segundo o MDRI, a detonação seguia protocolo de segurança, com evacuação prévia das áreas próximas à frente de serviço.

Após ocorrência, acomodações foram providenciadas para os moradores que não puderam retornar às residências e mobilização está sendo realizada para que avarias sejam recuperadas no menor prazo possível.
Apuração

O diretor do Departamento de Projetos Estratégicos (DPE) da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), Bruno Cravo, informou que o Governo Federal está atuando para garantir atendimento às famílias e apurar rigorosamente o ocorrido.

“O Ministério reafirma seu compromisso com a continuidade das obras, com a segurança da população e, principalmente, com a entrega dos benefícios do projeto. Também determinamos a abertura imediata de um processo administrativo para apuração do ocorrido e responsabilização de qualquer desvio que, porventura, seja identificado”, afirmou.
Sobre a detonação

De acordo com o MIDR as escavações em rocha com utilização de explosivos são etapas necessárias para a implantação dos canais que compõem o Ramal do Apodi, que integra o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).

Após a realização das verificações de segurança necessárias, as atividades da obra foram retomadas.

O MIDR informou que seguirá monitorando a situação e adotando todas as medidas cabíveis para garantir a segurança da população, a reparação dos danos e a continuidade das obras do Ramal do Apodi.

1ª NOITE: Alagoinha celebra tradição do São João com grandes shows, veja a programação




Conhecida regionalmente pelo slogan de “Cidade do Forró”, Alagoinha abriu oficialmente as celebrações do seu tradicional São João. A primeira noite do evento, realizada nesta segunda-feira (22), transformou o Pátio de Festas Petrônio de Albuquerque em um verdadeiro mar de gente, consolidando a força da festividade que movimenta o turismo e aquece a economia local.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Alagoinha, sob a gestão do prefeito Alírio Filho, que destacou a importância de manter viva a tradição cultural do município, gerando emprego e renda para o comércio, rede hoteleira e ambulantes da região.

A noite de abertura contou com um repertório diversificado que agradou desde os amantes do forró das antigas até o público jovem com os shows de Flay, Banda Styllus e Ferro na Boneca.

Para quem quer continuar arrastando o pé, a festa está longe de acabar. O São João de Alagoinha segue com programação intensa para as próximas duas noites:



Gana segura Inglaterra e duelo de líderes do Grupo L não sai do zero




Estrelas Negras neutralizam ataque inglês e sonham com classificação

Lincoln Chaves - Repórter da EBC

Quem esperava gols na disputa entre Inglaterra e Gana nesta terça-feira (23) se decepcionou. A partida em Boston (Estados Unidos), que opôs os líderes do Grupo L da Copa do Mundo, terminou empatada sem gols. Melhor para os ganenses, que seguraram 90 minutos de pressão e festejaram muito o ponto somado ao final do jogo.

As duas seleções acumulam quatro pontos. Os ingleses, pelo melhor saldo de gols (dois a um), ficam em primeiro, seguidos pelas Estrelas Negras (apelido da equipe africana). Ambos estão próximos da classificação, já que, além dos dois primeiros, os oito melhores terceiros colocados entre os 12 grupos passam de fase. A chave também tem Croácia e Panamá, que se enfrentam ainda nesta terça, às 20h (horário de Brasília), em Toronto (Canadá).

Na última rodada do Grupo L, os ganenses encaram os croatas, enquanto os europeus pegam os panamenhos. As duas partidas estão marcadas para 18h de sábado (27).

Na Inglaterra, o técnico Thomas Tuchel mexeu na defesa em relação à equipe que venceu a Croácia por 4 a 2 na última quarta-feira (17), em Dallas (Estados Unidos). O lateral Nico O'Reilly e o zagueiro John Stones deram lugar a Djed Spencer e Marc Guehi.

Do lado de Gana, foram quatro mudanças. No gol, Benjamin Asare, que substituiu o lesionado Lawrence Ati Zigi no triunfo sobre o Panamá, por 1 a 0, em Toronto, seis dias atrás, iniciou como titular. Impedido de entrar no Canadá por responder a acusações de estupro e agressão sexual no Reino Unido, o volante Thomas Partey pôde ser escalado e ficou na vaga de Elisha Owusu. O meia Kwasi Sibo ficou com o lugar do atacante Kamaldeen Sulemana. À frente, Inãki Williams levou a melhor na disputa com Ernest Nuamah no time comandado por Carlos Queiróz.


Caleb Yirenkyi, de Gana, em ação com Nico O'Reilly, da Inglaterra - Foto: Reuters/Pilar Olivares/Proibida reprodução

O primeiro tempo foi de pouco futebol. Retraída, a seleção ganesa praticamente não ocupou o campo ofensivo, mas se sobressaiu defensivamente. Tanto é que os ingleses controlaram a posse de bola (63%), trocaram quatro vezes mais passes, mas não acertaram uma finalização sequer em direção à meta de Asare.

Na volta do intervalo, Gana tentou se aventurar um pouco mais no ataque, avançando pelo lado direito, com o lateral Marvin Senaya e Antoine Semenyo. Aos 33 minutos, na melhor chance, o também atacante Prince Adu invadiu a área e foi travado pelo zagueiro Ezri Konsa na hora da finalização, na frente do goleiro Jordan Pickford. A sobra ficou com o próprio Adu, que finalizou para o gol vazio, mas a bola atingiu Semenyo, que, sem querer, acabou "salvando" os ingleses.

Apesar do maior controle das ações, a Inglaterra demorou a conseguir realmente assustar a meta das Estrelas Negras. A primeira grande oportunidade veio somente aos 40 minutos, em chute cruzado pela direita do atacante Bukayo Saka, que Asare salvou com a ponta dos dedos.

No lance seguinte, O'Reilly, na pequena área, acertou o travessão após cruzamento pela direita. No rebote, o atacante Harry Kane, na única vez que conseguiu finalizar a gol, pegou mal na bola e mandou por cima. Os ingleses exerceram uma última pressão nos acréscimos, mas sem furar o bloqueio de Gana.

Caaporã em Debate: Educação ou Pamonha?




Em Caaporã, uma contratação recente da Prefeitura está gerando grande discussão entre moradores e eleitores. O tema não é apenas a pamonha — é a prioridade na aplicação dos recursos públicos.

De um lado, o prefeito solicitou um suplemento financeiro de R$ 450 mil para garantir o pagamento dos alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Do outro, foi publicada oficialmente a contratação de R$ 19.900 para acompanhamento e possível homologação do recorde da maior pamonha do Brasil.

A questão que ecoa nas ruas é clara:  Se foi necessário reforçar o orçamento para a educação, como se justifica a destinação de recursos para um evento festivo?  Qual deve vir primeiro: educação ou eventos culturais?

Moradores e eleitores estão sendo chamados a refletir sobre a ordem das prioridades da gestão municipal. Afinal, a educação é um investimento de longo prazo, enquanto eventos, por mais festivos que sejam, têm impacto imediato, mas passageiro.


Essa discussão não é apenas sobre valores, mas sobre o futuro da cidade. O que deve pesar mais na balança: formação dos jovens e adultos ou promoção turística e cultural?


Lula cria plataforma para coibir roubos de celulares e vendas ilegais




Presidente assinou nesta terça decreto do "celular seguro"

Luiz Claudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula assinou, nesta terça (23), um decreto que transformou o Projeto “Celular Seguro” em política pública permanente. A legislação criou o Banco Nacional de Celulares com Restrição (BNCR), uma plataforma para reunir informações de aparelhos roubados, furtados ou extraviados em todo o País.


“A partir desse decreto, muita coisa vai mudar na atuação do governo federal, dos governos estaduais e também muita coisa vai mudar nas pessoas que ousarem roubar um celular daqui para frente”, disse o presidente no anúncio em São Paulo.

O presidente defendeu a medida para reduzir a violência no País.


“A gente quer punir quem rouba, a gente quer punir quem vende, a gente quer punir o crime organizado. Mas é importante que você tenha mais cuidado ao utilizar o celular porque é um patrimônio seu”.
Contra a cadeia criminosa

O secretário nacional de Segurança Pública, Francisco Lucas Veloso, explicou que a iniciativa representa uma mudança na estratégia de combate aos crimes patrimoniais relacionados a dispositivos móveis. “Essa é uma nova etapa de um programa que vai combater efetivamente o roubo, furto e toda a cadeia criminosa que envolve os celulares”, disse.

A plataforma deve reunir dados do Programa Celular Seguro, boletins de ocorrência registrados pelas Polícias Civis, operadoras de telefonia, sistemas nacionais de segurança pública, Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI) da Anatel e ABR Telecom. Inicialmente já há informações com mais de 3,3 milhões de aparelhos aptos à recuperação.

“A plataforma é um cadastro negativo, é o Serasa dos celulares roubados”, disse o secretário. Uma das inovações do programa é o chamado “Modo Recuperação”. A ideia é que o IMEI (número de registro do aparelho) permaneça ativo e passe a ser monitorado nacionalmente. O governo explica que, quando uma nova linha telefônica for habilitada no dispositivo, o sistema identificará a utilização do aparelho e iniciará o fluxo de recuperação.

O governo poderá identificar aparelhos com registro de roubo ou furto em utilização e encaminhar notificações aos usuários para devolução voluntária e regularização da situação junto às autoridades policiais.
Ferramenta de consulta

Uma novidade é a criação de uma ferramenta pública de consulta. Isso porque, antes de adquirir um celular de terceiros, qualquer pessoa vai poder verificar, no aplicativo ou portal do Celular Seguro, se o aparelho possui algum registro de restrição.

A consulta será feita a partir do número IMEI e retornará apenas duas possibilidades: "Sem Restrição" ou "Com Restrição". A ideia é que a recuperação dos aparelhos seja realizada pelas Polícias Civis dos estados. A tecnologia que inspira a nova fase já foi adotada no Piauí, Amazonas, Bahia e Ceará.

Ele explicou que o trabalho é fazer a integração nacional das informações. O secretário acrescentou que há, em média, 1 milhão de celulares roubados por ano no Brasil registrados via boletim de ocorrência. Inclusive, o próprio governo considera que pode haver subnotificação.

“O celular hoje traz identidade e aplicativos bancários, por exemplo. Ninguém vive mais sem celular (...) A gente percebeu que existe um mercado que muita gente lucra milhões com o comércio ilegal de celular roubado, com a fraude digital e com outros crimes”, afirmou.
Consciência

A aposta do governo também é recuperar telefones roubados com o consumidor final. Com um banco de informações, as pessoas que compram celulares, de forma informal, poderão verificar se trata de um aparelho que não foi roubado ou perdido. O Banco Nacional de celulares com restrição terão informações de todas as unidades da federação.

“Quando uma pessoa devolver um celular com restrição, estará desestimulando o crime e salvando a vida de alguém que não vai ser mais assassinado num assalto, que não vai ter mais um bem subtraído”, disse o secretário nacional de segurança pública.

Messi se isola na artilharia das Copas e Argentina vai ao mata-mata




Atacante chega a 18 gols em Mundiais e é decisivo contra a Áustria

Lincoln Chaves - Repórter da EBC

Em 22 de junho de 1986, nas quartas de final da Copa do Mundo, Diego Armando Maradona garantiu a vitória da Argentina sobre a Inglaterra, por 2 a 1, com dois gols épicos. Um deles, de mão, entrou para a história como a "mão de Deus", diante das arquibancadas do Estádio Azteca, na Cidade do México.

Exatamente 40 anos depois, outro camisa 10 argentino entrou para a história do futebol: nesta segunda-feira (22), Lionel Andrés Messi se isolou como o maior artilheiro dos Mundiais masculinos ao balançar as redes duas vezes no triunfo sobre a Áustria, por 2 a 0, em Dallas, nos Estados Unidos.

A partida foi o segundo confronto dos argentinos na primeira fase, pelo Grupo J, e garantiu a classificação para o mata-mata.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp


Lionel Messi comemora gol com Enzo Fernandez, Facundo Medina e Thiago Almada Reuters/MARIA LYSAKER/Proibida reprodução
Recorde pode aumentar

O craque de 38 anos iniciou o jogo empatado com o ex-atacante alemão Miroslav Klose, com 16 gols. Com os dois que marcou, chegou a 18, assumindo também a artilharia da Copa deste ano, com quatro gols.

E o recorde ainda pode aumentar, já que a Seleção Argentina tem, ao menos, outros dois compromissos no Mundial: a terceira rodada da fase de grupos e os 16 avos de final, a primeira do mata-mata.

Messi atingiu outras marcas relevantes: são seis jogos seguidos de Copa fazendo gols ─ ele também havia balançado as redes nas quatro últimas partidas da edição de 2022, no Catar, em que a Argentina foi campeã.

O argentino se iguala aos ex-atacante Just Fontaine, francês que brilhou no Mundial de 1958, e ao brasileiro Jairzinho, que marcou em todas as partidas da campanha do tri, em 1970.

Além disso, o craque se isolou como o jogador com mais vitórias em Copas, atingindo 18 triunfos e deixando novamente Klose para trás. O alemão ganhou 17 partidas.

Com seis pontos, a Argentina lidera o Grupo J, que ainda será complementado pelo jogo entre Jordânia e Argélia, a partir da meia-noite (horário de Brasília) de segunda para terça-feira (23), na Califórnia (Estados Unidos). Ambos estão zerados. A Áustria segue com os três pontos somados na estreia.

Pela última rodada da fase de grupos, os hermanos voltam a jogar em Dallas, agora com a seleção jordaniana, às 23h de sábado (27). No mesmo dia e horário, os austríacos medem forças com os argelinos, em Kansas City.




Lionel Messi comemora com Enzo Fernandez Reuters/MARIA LYSAKER/Proibida reprodução
Insistência e recorde

Na Argentina, o técnico Lionel Scaloni promoveu somente uma mudança em relação ao time que venceu a Argélia por 3 a 0 em Kansas City, há seis dias. O lateral-direito Nahuel Molina entrou no lugar de Gonzalo Montiel.

Já do lado austríaco, foram três alterações na equipe que fez 3 a 1 na Jordânia, na Califórnia. Na defesa, Philipp Lienhart deu vaga a Kevin Danso. O também zagueiro Phillip Mwene saiu, para a entrada do meia Paul Wanner. Por fim, no ataque, o técnico Ralf Rangnick optou por Michel Michael Gregoritsch e deixou Sasa Kalajdic no banco.

Messi poderia ter feito história com oito minutos de bola rolando, após o árbitro Amin Mohamed Omar conferir no vídeo um corte do zagueiro Stefan Posch em cima do atacante Lautaro Martínez e marcar pênalti. O camisa 10 argentino, porém, demorou a decidir o canto da cobrança e chutou para fora, à esquerda da meta austríaca.

A oportunidade desperdiçada animou a Áustria, que encaixou melhor a marcação de pressão, característica das equipes dirigidas por Rangnick. Ainda assim, eram os sul-americanos que conseguiam ser mais agudos no ataque, liderados por Messi.

Aos 18, o astro foi travado pelo zagueiro David Alaba, na hora da finalização, e parou em grande defesa de Alexander Schalger. Aos 30, na sobra de um chute do volante Enzo Fernandes, defendido pelo goleiro, que ficou caído no gramado, o atacante tentou aproveitar a meta vazia, mas Alaba apareceu à frente e evitou novamente o gol.

A insistência de Messi foi recompensada aos 38 minutos. Em contra-ataque puxado desde o meio-campo, o lateral Facundo Medina recebeu na esquerda e cruzou rasteiro. O atacante Thiago Almada deixou a bola passar por entre as pernas, e o camisa 10 chegou batendo, no contrapé de Schalger. A história já estava feita em Dallas.

A segunda etapa foi menos movimentada, com as principais chances surgindo na bola parada. Aos nove minutos, o meia Marcel Sabitzer, no jogo número 100 dele pela Áustria, cobrou falta pela esquerda e obrigou o goleiro Dibu Martínez a fazer uma boa defesa, espalmando para escanteio. Aos 27, Messi bateu e o atacante Nico González cabeceou rente à trave esquerda da seleção europeia.

Nos acréscimos, o camisa 10 brilhou de novo. O atacante Julián Álvarez parou em Schalger. No rebote, o volante Leandro Paredes rolou para Messi, que escapou da marcação e chutou prensado, mas o suficiente para fechar o placar em Dallas, fazendo o quinto dele ─ e da própria Argentina ─ na Copa.

Carreta sai da pista em retorno da BR-101 entre municípios de João Pessoa e Conde


pbhoje

Uma carreta saiu da pista após sobrar na curva do retorno, no km 96 da BR-101, próximo à ladeira da Conpel, entre os municípios de João Pessoa e Conde. O incidente foi registrado no sentido João Pessoa-Recife da rodovia no sábado (20).

Imagens registradas por um motoqueiro que passava no local nesta segunda-feira (22), mostram que a cabine da carreta parrou no canteiro central e a parte da carga permaneceu na pista.

O trecho está sinalizado por cones e ainda não há previsão para retirada do veículo. Motoristas devem redobrar atenção na região.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) não houve registro de feridos no incidente e o veículo aguarda retirada para liberação total do retorno.