Publicações desta semana/em alta

Posts selecionados/procurados

Mais Populares do Cotidiano

Notícias selecionadas/Paraiba

As Noticias mais recentes

Inmet emite alerta de chuvas intensas em todas cidades da Paraíba; veja lista


paraiba.com.br

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para chuvas intensas com início à 0h deste sábado (27). O aviso prevê precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros por dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h.

De acordo com o Inmet, o alerta indica baixo risco para ocorrências como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Apesar disso, o órgão orienta que a população adote medidas preventivas durante o período de validade do aviso.
Orientações do Inmet

Em caso de rajadas de vento, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda de galhos e incidência de descargas elétricas. Também é orientado que veículos não sejam estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

O Inmet ainda recomenda evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período de instabilidade.
Defesa Civil e Bombeiros

Em caso de necessidade, a população pode obter mais informações ou solicitar atendimento junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.
Cidades sob alerta amareloÁgua Branca
Aguiar
Alagoa Grande
Alagoa Nova
Alagoinha
Alcantil
Algodão de Jandaíra
Alhandra
Amparo
Aparecida
Araçagi
Arara
Araruna
Areia
Areia de Baraúnas
Areial
Aroeiras
Assunção
Baía da Traição
Bananeiras
Baraúna
Barra de Santana
Barra de Santa Rosa
Barra de São Miguel
Bayeux
Belém
Belém do Brejo do Cruz
Bernardino Batista
Boa Ventura
Boa Vista
Bom Jesus
Bom Sucesso
Bonito de Santa Fé
Boqueirão
Borborema
Brejo do Cruz
Brejo dos Santos
Caaporã
Cabaceiras
Cabedelo
Cachoeira dos Índios
Cacimba de Areia
Cacimba de Dentro
Cacimbas
Caiçara
Cajazeiras
Cajazeirinhas
Caldas Brandão
Camalaú
Campina Grande
Capim
Caraúbas
Carrapateira
Casserengue
Catingueira
Catolé do Rocha
Caturité
Conceição
Condado
Conde
Congo
Coremas
Coxixola
Cruz do Espírito Santo
Cubati
Cuité
Cuité de Mamanguape
Cuitegi
Curral de Cima
Curral Velho
Damião
Desterro
Diamante
Dona Inês
Duas Estradas
Emas
Esperança
Fagundes
Frei Martinho
Gado Bravo
Guarabira
Gurinhém
Gurjão
Ibiara
Igaracy
Imaculada
Ingá
Itabaiana
Itaporanga
Itapororoca
Itatuba
Jacaraú
Jericó
João Pessoa
Joca Claudino
Juarez Távora
Juazeirinho
Junco do Seridó
Juripiranga
Juru
Lagoa
Lagoa de Dentro
Lagoa Seca
Lastro
Livramento
Logradouro
Lucena
Mãe d’Água
Malta
Mamanguape
Manaíra
Marcação
Mari
Marizópolis
Massaranduba
Mataraca
Matinhas
Mato Grosso
Maturéia
Mogeiro
Montadas
Monte Horebe
Monteiro
Mulungu
Natuba
Nazarezinho
Nova Floresta
Nova Olinda
Nova Palmeira
Olho d’Água
Olivedos
Ouro Velho
Parari
Passagem
Patos
Paulista
Pedra Branca
Pedra Lavrada
Pedras de Fogo
Pedro Régis
Piancó
Picuí
Pilar
Pilões
Pilõezinhos
Pirpirituba
Pitimbu
Pocinhos
Poço Dantas
Poço de José de Moura
Pombal
Prata
Princesa Isabel
Puxinanã
Queimadas
Quixaba
Remígio
Riachão
Riachão do Bacamarte
Riachão do Poço
Riacho de Santo Antônio
Riacho dos Cavalos
Rio Tinto
Salgadinho
Salgado de São Félix
Santa Cecília
Santa Cruz
Santa Helena
Santa Inês
Santa Luzia
Santana de Mangueira
Santana dos Garrotes
Santa Rita
Santa Teresinha
Santo André
São Bentinho
São Bento
São Domingos
São Domingos do Cariri
São Francisco
São João do Cariri
São João do Rio do Peixe
São João do Tigre
São José da Lagoa Tapada
São José de Caiana
São José de Espinharas
São José de Piranhas
São José de Princesa
São José do Bonfim
São José do Brejo do Cruz
São José do Sabugi
São José dos Cordeiros
São José dos Ramos
São Mamede
São Miguel de Taipu
São Sebastião de Lagoa de Roça
São Sebastião do Umbuzeiro
São Vicente do Seridó
Sapé
Serra Branca
Serra da Raiz
Serra Grande
Serra Redonda
Serraria
Sertãozinho
Sobrado
Solânea
Soledade
Sossêgo
Sousa
Sumé
Tacima
Taperoá
Tavares
Teixeira
Tenório
Triunfo
Uiraúna
Umbuzeiro
Várzea
Vieirópolis
Vista Serrana
Zabelê

Prefeitura de Sapé paga folha salarial e primeira parcela do 13º




A Prefeitura de Sapé realiza na próxima terça-feira (30) o pagamento dos salários dos servidores municipais. Os aposentados e pensionistas já receberam seus salários neste sábado (27).

A gestão também confirmou o depósito da primeira parcela do 13º salário no dia 10 de julho. Somados, os dois pagamentos representam mais de R$ 16 milhões injetados na economia local, reforçando o compromisso da gestão com a valorização dos servidores e o fortalecimento do comércio e dos serviços do município.

Além de garantir mais tranquilidade financeira aos servidores, o pagamento dos salários dentro do mês trabalhado contribui diretamente para o fortalecimento da economia local. Com os recursos circulando no comércio e nos diversos setores de serviços, a expectativa é de aumento na movimentação financeira, beneficiando empreendedores, comerciantes e toda a cadeia econômica do município.

O prefeito Major Sidnei destacou que manter os pagamentos em dia é um compromisso da gestão e uma forma de valorizar os servidores municipais. “Nosso compromisso é cuidar das pessoas, e isso começa pelo respeito a quem trabalha diariamente para oferecer um serviço de qualidade à população. Por isso, seguimos garantindo o pagamento dos salários dentro do mês trabalhado e também o pagamento da primeira parcela do 13º salário. É uma demonstração de responsabilidade e, acima de tudo, de valorização dos nossos servidores”, afirmou.

A secretária de Finanças, Odete Inglith, ressaltou que a pontualidade dos pagamentos é resultado do planejamento e da gestão responsável dos recursos públicos. “Trabalhamos com organização financeira para garantir que os servidores recebam dentro do mês trabalhado e que a primeira parcela do 13º salário seja paga conforme o cronograma estabelecido. Esse compromisso é fruto de uma gestão responsável, que mantém as contas em dia e assegura previsibilidade para os nossos servidores”, destacou.

MaisPB

Caaporã quebra recorde nacional com pamonha gigante de 1,3 tonelada


Redação com pbpe

A cidade de Caaporã, localizada na Região Metropolitana de João Pessoa, entrou para a história nesta quinta-feira (25) ao conquistar o título da maior pamonha do Brasil. O prato colossal, que pesou exatos 1.380 kg, foi o destaque da abertura oficial dos festejos juninos do município, marcando um feito inédito no calendário gastronômico nacional.

A certificação foi homologada pela Rank Brasil, instituição especializada em registros de recordes nacionais, após a pesagem oficial realizada às 18h. Para Luciano Cadari, representante da entidade, o desafio técnico foi imenso. “Para ser uma pamonha gigante, ela precisa representar uma pamonha normal, com a mesma aparência e os mesmos ingredientes. Exigimos que tenha a costura entre as palhas e realmente tenha aparência de pamonha”, explicou Cadari, ressaltando a dificuldade de superar um recorde que permaneceu intocado por anos.

A ideia surgiu de forma espontânea e foi executada em tempo recorde. Sonnaly Nazário, nutricionista e uma das idealizadoras do projeto, contou que o planejamento ocorreu em apenas 25 dias, a partir de 30 de maio. “Nossa agricultura familiar é muito forte, tem uma produção de milho exorbitante todos os anos, praticamente tem milho o ano inteiro. Então, veio a ideia de fazer a maior pamonha do Brasil”, relatou. Segundo ela, a falta de tempo foi o maior obstáculo, superado graças à mobilização intensa da comunidade.

A operação logística foi monumental. Mais de 500 pessoas foram mobilizadas em diversas etapas, incluindo mutirões para retirada e higienização das palhas, moagem e preparo da massa. Cerca de 30 cozinheiros atuaram diretamente na produção, utilizando tanto máquinas quanto trabalho manual para garantir a qualidade do produto final. Foram utilizadas aproximadamente 25 mil espigas de milho, todas adquiridas diretamente da agricultura familiar de Caaporã, fortalecendo a economia local.

Após a cerimônia de certificação, onde a cidade recebeu o selo oficial do recorde, a pamonha foi dividida e servida à população. A estimativa da organização é que o prato tenha rendido entre 5 mil e 6 mil fatias, quantidade suficiente para atender uma parcela significativa dos cerca de 21 mil habitantes do município, transformando o evento em uma verdadeira festa de integração e valorização da cultura nordestina.

Alhandra inicia construção do Plano de Ação do Turismo 2026–2028 e formação do Conselho Municipal de Turismo




O turismo de Alhandra vive um novo momento. Após passar a integrar o Fórum Regional de Turismo Costa das Falésias, o município iniciou, nesta sexta-feira (26), uma etapa estratégica para consolidar o setor como ferramenta de desenvolvimento econômico, geração de oportunidades e valorização das potencialidades locais.

A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu a reunião “Juntos pelo Turismo: Planejando o Futuro de Alhandra”, que reuniu representantes do poder público, do Sebrae e de diversos segmentos da sociedade civil para discutir a composição do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e dar início à elaboração do Plano de Ação do Turismo 2026–2028.

O encontro foi conduzido pelo secretário de Cultura e Turismo, Charles André, e contou com a presença do secretário de Comunicação, Paulo Luiz, além de empreendedores, representantes de instituições e profissionais ligados aos diversos setores da economia que movimentam o turismo no município.

A criação do COMTUR representa um importante avanço para Alhandra. O conselho será um espaço permanente de diálogo, planejamento e construção coletiva das políticas públicas voltadas ao turismo, permitindo que as decisões sejam tomadas de forma participativa e alinhadas às necessidades e vocações do município.

Durante a reunião, o secretário Charles André destacou que o fortalecimento do turismo depende da união entre gestão pública, iniciativa privada e sociedade civil.

“Essa parceria entre a Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o Sebrae e a sociedade civil é fundamental para que o turismo cresça de forma organizada e sustentável. Cada um tem um papel importante nesse processo: a gestão municipal coordena as políticas públicas e os investimentos, o Sebrae oferece suporte técnico, capacitação e planejamento estratégico, enquanto a sociedade civil contribui com sua experiência, suas demandas e o conhecimento das potencialidades de cada segmento”, pontuou.

Além da formação do Conselho Municipal de Turismo, os participantes iniciaram a construção do Plano de Ação do Turismo 2026–2028, documento que estabelecerá diretrizes, prioridades e estratégias para fortalecer o setor nos próximos anos.

Secom Alhandra

“Cag*ndo para Bolsonaro”: quem é o autor do ataque citado por Michelle




No vídeo publicado nesta quarta-feira (24), em que detona o enteado Flávio Bolsonaro (PL), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro citou passagem em que é atacada por um influenciador e blogueiro aliado. Em vídeo publicado nas redes sociais no final do ano passado, ele afirmou textualmente que Michelle “está cagando” para Jair Bolsonaro.

O sujeio alegou que a ex-primeira-dama estaria agindo como se o ex-presidente “já estivesse morto”, realizando viagens políticas pelo país sem o aval e a concordância dos filhos do ex-mandatário.
A Resposta

Michelle Bolsonaro, então, citou a frase em seu vídeo publicado na tarde desta quarta-feira (24), e respondeu:

“O que aconteceu depois foi um dos dias mais mais difíceis da nossa vida. A medicação que o meu galego estava tomando deu reações inesperadas. Ele ficou fora de si e acabou mexendo na tornozeleira. E isso resultou na transferência dele para a Polícia Federal. Meu marido foi arrancado de casa. Um dia que nós nunca esqueceremos”, disse.

A seguir, ela completa: “e logo depois desse dia, pessoas que se diziam fiéis ao meu marido, que se gabavam e lucravam, por se dizerem, bolsonaristas, se apressaram em me atacar, em me humilhar, em dizer que eu estaria, desculpe a palavra, cagando para o meu marido. Alguns desses influenciadores estavam nos Estados Unidos e de lá induziam pessoas ao erro e comandavam os ataques gratuitos covardes contra mim”, exclamou.
O Racha com Flávio Bolsonaro

O tal blogueiro citado por ela é Allan dos Santos. Em seu último e mais contundente pronunciamento em vídeo, Michelle conectou as ofensas do blogueiro a uma ala específica da família Bolsonaro, mirando diretamente no enteado, o senador Flávio Bolsonaro.

No desabafo, a ex-primeira-dama afirmou que os ataques que vem sofrendo são coordenados por um grupo de influenciadores que vive no exterior, sugerindo um alinhamento desse grupo com o senador.

Michelle classificou a postura de Flávio Bolsonaro como uma “punhalada”. Ela relatou ter sido humilhada e tratada “como idiota” em conversas telefônicas ao tentar opinar sobre os rumos do Partido Liberal.
O Pivô Cearense

A origem do desentendimento central reside nas articulações para as eleições municipais no Ceará. Michelle criticou publicamente os palanques e alianças costurados pelo PL no estado, o que contrariou os interesses estratégicos de Flávio e de caciques do partido.
Impacto Familiar e Isolamento

Ao final, a ex-primeira-dama buscou blindar sua posição ao reafirmar que o ex-presidente Jair Bolsonaro tem total ciência do conflito e “está sabendo de tudo”, validando suas decisões políticas contra a ala liderada pelos próprios filhos. A crise joga luz sobre a disputa pelo espólio político e pelo controle do PL.

Governo da Paraíba encerra expediente mais cedo para jogo do Brasil na segunda-feira pela Copa do Mundo




A decisão beneficia servidores das administrações municipal e estadual, mas não altera o funcionamento de atividades essenciais, como hospitais, unidades de saúde, forças de segurança e outros serviços indispensáveis à população.

PorEmmanuela Leite

A classificação da seleção brasileira para a próxima fase da Copa do Mundo 2026 após vencer a Escócia, na última quarta-feira (24), garantiu folga extra para milhares de servidores públicos da Paraíba.

O governador Lucas Ribeiro (PP), através do secretário de Estado da Administração, André Freitas da Silva Félix, confirmou, por meio de Portaria obtida pelo ClickPB, nesta quinta-feira (25), o encerramento do expediente às 12h da próxima segunda-feira (29). A medida considera a realização do jogo da Seleção Brasileira, marcado para as 14h do mesmo dia.



O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), publica nesta quinta-feira (26) a Portaria nº 463/2026, que estabelece horário especial de funcionamento nas repartições públicas estaduais da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo em razão do jogo da Seleção Brasileira de Futebol pela Copa do Mundo da FIFA 2026.

A determinação abrange os órgãos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual. Permanecem resguardados os serviços considerados essenciais, que deverão funcionar normalmente para garantir o atendimento à população.

A alteração é válida exclusivamente para o dia 29 de junho de 2026, com o retorno dos horários regulares de funcionamento nas repartições estaduais a partir do dia seguinte.

PREFEITURA DE JOÃO PESSOA

A mesma medida foi anunciada horas antes pela Prefeitura de João Pessoa. Como obtido pelo ClickPB, o expediente municipal do serviço público também encerrará às 14h na próxima segunda.

A decisão beneficia servidores das administrações municipal e estadual, mas não altera o funcionamento de atividades essenciais, como hospitais, unidades de saúde, forças de segurança e outros serviços indispensáveis à população.

Marcelo Rodrigues critica ausência de emendas de Branco Mendes para Alhandra e destaca parceria com Felipe Leitão




Durante entrevista, prefeito afirmou que município não recebe investimentos do parlamentar que se apresenta como representante da cidade na Assembleia Legislativa




Em entrevista concedida ao NinjaCast nesta segunda-feira (22), conduzido pelos comunicadores Henrique Lima e João Gabriel, o prefeito Marcelo Rodrigues (MDB) criticou a ausência de destinação de emendas parlamentares do deputado estadual Branco Mendes, do Republicanos, para o município de Alhandra.




Durante a conversa, Marcelo afirmou que considera injusta a falta de investimentos do parlamentar na cidade, apesar de Branco Mendes se apresentar como um dos representantes de Alhandra na Assembleia Legislativa da Paraíba. "É uma covardia", declarou o prefeito ao comentar a ausência de recursos destinados pelo deputado ao município.




Segundo Marcelo Rodrigues, Alhandra tem avançado graças ao trabalho conjunto da gestão municipal e ao apoio de parlamentares comprometidos com o desenvolvimento da cidade. Como exemplo, ele citou o deputado estadual Felipe Leitão, que, de acordo com o gestor, tem contribuído de forma efetiva para a realização de investimentos importantes no município.




Entre as ações mencionadas pelo prefeito está a implantação da Cozinha Comunitária de Alhandra, equipamento recentemente inaugurado e que beneficia famílias em situação de vulnerabilidade social. Marcelo destacou que o apoio político recebido de Felipe Leitão tem sido acompanhado pela destinação de recursos e investimentos concretos para a população, o que, segundo ele, justifica a parceria construída entre o deputado e o grupo político governista de Alhandra.




Reconhecimento a quem investe na cidade




Durante a entrevista, o prefeito ressaltou que a população tem capacidade de avaliar quais representantes realmente contribuem para o desenvolvimento do município. O prefeito disse que apoia quem ajuda Alhandra. Ressaltou ainda que Felipe Leitão tem demonstrado compromisso com a cidade através de ações e investimentos que estão chegando para a população.




O gestor também reforçou que continuará buscando parcerias institucionais e políticas que garantam novos investimentos para áreas como infraestrutura, assistência social, saúde, educação e desenvolvimento econômico.




Desenvolvimento em pauta




A participação de Marcelo Rodrigues no NinjaCast abordou diversos temas relacionados à gestão municipal, projetos em andamento e investimentos estruturantes que vêm consolidando Alhandra como uma das cidades que mais crescem no Litoral Sul da Paraíba.




Segundo o prefeito, o compromisso da administração municipal permanece voltado para ampliar obras, serviços e oportunidades para a população, sempre priorizando parcerias que gerem resultados concretos para o município.

Incêndio atinge barraca na área de ambulantes do São João de Campina Grande; perícia investiga causa




Não houve vítimas e após controle do incêndio, foram constatados somente danos pontuais.

PorGabriella LoiolaUm incêndio foi registrado, na manhã desta quinta-feira (25), em barraca na área de ambulantes do Parque do Povo, em Campina Grande. Não houve vítimas e foram constatados somente danos pontuais.

O incidente foi registrado pelas câmeras e vigilância patrimonial. O Corpo de Bombeiros foi acionado ao local e controlou as chamas.

De acordo com a empresa Arte Produções, responsável pelo evento, o Corpo de Bombeiros investiga se o início do fogo pode ter sido provocado por pane elétrico ou algum equipamento que tenha superaquecido.

No local, são utilizados materiais antichamas para não permitir propagação de fogo, o que, de forma eficiente, funcionou.

Conforme observou o ClickPB, a perícia está em andamento para identificar oficialmente a causa do incêndio.